Mantenópolis

O topônimo Mantenópolis deve-se há existência de um córrego que atravessa a região e que se chama Córrego do Manteninha.

Como Chegar

Siga no Instagram

Historicamente, data de 1925 a origem da Vila onde se localiza hoje o município de Águia Branca.

A fertilidade da terra e a abundância de madeira deram grande impulso ao desenvolvimento da região, mais tarde colonizada por poloneses. A origem do nome Águia Branca, se deve ao símbolo que a bandeira polonesa apresenta com uma águia em destaque.

Uma cidade pequena do interior, mas que traz em sua história uma vasta bagagem de ‘tesouros culturais’. Segundo informações, Águia Branca é a cidade capixaba que mais recebeu descendentes de poloneses no século passado. Foi colonizada por eles ainda no ano de 1928 dirigida pela Sociedade Colonizadora de Varsóvia.

O objetivo da Sociedade Colonizadora era estabelecer numa área comprada do governo estadual 1.800 famílias polonesas no decorrer de oito anos. Com o passar do tempo o número de poloneses e descendentes na região foi aumentando e no ano de 2019, a cidade celebrou os seus 91 anos de colonização.
Inicialmente pertenceu à Colatina e foi elevada a categoria de distrito, conforme lei nº 265 de 22 de outubro de 1949.

Elevada à categoria de município de acordo com a lei nº 4.070 de 11-05-1988, quando foi desmembrada do município de São Gabriel da Palha.

A sua instalação ocorreu na data de 1º-01-1989.
Gentílico: aguiabranquense